1 – Preservação e Memória

A memória, entendida como elemento fundamental na formação da identidade cultural individual e coletiva, deve ser valorizada e preservada. Preservar a memória de uma sociedade não significa atrelá-la ao passado e impedir o seu desenvolvimento, mas sim conservar seus pilares constituintes a fim de não perder conhecimentos e identidades.

De toda documentação musical existentes no Brasil, apenas uma pequena parcela encontra-se organizada e preservada em bibliotecas e centros de documentação. É preocupante o descaso com a preservação do acervo musical folclórico e popular. As instituições públicas, que deveriam conservar os registros sonoros, não o fazem.

O Plano Municipal de Cultura deverá prever ações para que a memória musical de Volta Redonda não venha a desaparecer ao longo dos anos. Você pode comentar abaixo propondo ações para o cumprimento desta meta.

META 01 – Garantir a Memória, Preservação, Pesquisa e Documentação do patrimônio musical de Volta Redonda.
  • Criar um espaço de memória da música (fonoteca) na Biblioteca Municipal para a preservação de acervos de imagem e som (discos, partituras, fotos, vídeos, etc) em formato físico e digital, disponibilizando para acesso público.
  • Providenciar a digitalização de fitas k7 e Lp’s lançados por antigos artistas da cidade, disponibilizando para acesso público em plataforma digital (website).
  • Desenvolver uma plataforma digital (website) para que grupos e artistas da cidade possam armazenar e organizar, a qualquer momento, seus próprios acervos musicais, mantendo disponíveis para acesso público.
  • Criar parcerias com escolas municipais para a realização de atividades que possibilitem o acesso de crianças e adolescentes à memória musical de Volta Redonda.
  • Criar editais de estímulo a pesquisa para a realização de documentários destinados a preservação da memória musical de Volta Redonda.
  • Catalogar e disponibilizar para acesso em plataforma digital, trabalhos realizados no meio acadêmico (monografias, artigos e teses) sobre o universo cultural e musical de Volta Redonda.
  • Promover exposições de acervos fotográficos ligados a história da música de Volta Redonda no museu Zélia Arbex.

Envie um comentário