3 – Criação e Produção

A diversidade da música brasileira é muito abrangente. Sabemos que o Brasil tem dimensões continentais e as várias etnias nos remetem a diferentes culturas que se misturam e se entrelaçam formando uma enorme quantidade de gêneros musicais. O Plano Municipal de Cultura deve proteger e promover a diversidade, a criação artística e as manifestações individuais ou coletivas de todos os grupos étnicos e suas derivações sociais.

Você pode comentar abaixo propondo ações para o cumprimento desta meta.

META 03 – Estimular e promover o desenvolvimento da criatividade e da produção musical no município, valorizando sempre a diversidade.
  • Criar edital anual de apoio a gravação de CD para a música autoral, tendo como critério a gravação em estúdios do município para o fortalecimento da cadeia produtiva.
  • Criar edital anual de apoio a gravação de vídeoclipe para a música autoral, tendo como critério a contratação de profissionais e/ou produtoras do município.
  • Criar edital anual de apoio a realização de festivais, espetáculos e eventos, visando a ocupação de espaços público e privados do município.
  • Criar parceria com a Secretaria de Estado de Cultura do Rio de Janeiro para a implantação de um escritório de apoio a projetos culturais em Volta Redonda para auxiliar o artista na inscrição dos editais.
  • Mapear os espaços públicos da cidade, restaurar os que precisam e criar editais de ocupação.
  • Criar uma concha acústica na Praça Brasil com edital de ocupação.
  • Possibilitar o acesso à Lei Municipal de Incentivo à Cultura (Mecenato – ISS).

4 Comentários

  1. Sergio Vieira

    Olá pessoal, me lembrei agora da Lei Municipal de Incentivo a Cultura (que ainda não existe no nosso município). Esse tema já foi discutido em outras reuniões? Em que pé anda essa questão. Me desculpem mas é que passo a maior parte do meu tempo fora de VR (viajando a trabalho, turnês, etc.) mas gostaria de contribuir mesmo que à distância, se possível.

    facebook.com/sergiovieiramusico
    facebook.com/EstacaodasArtes2010
    http://www.musica-verde.blogspot.com.br

    1. Setorial de Música VR

      Olá, Sergio! Obrigada pela contribuição. A Lei Municipal de Incentivo à Cultura (Mecenato – ISS) já tem sido pauta nas reuniões no Conselho Municipal de Política Cultural de Volta Redonda. Estamos em processo de construção do Plano Municipal de Cultura mas a próxima etapa prevê a criação de um Fundo e também a revisão da Lei Municipal de Incentivo (ISS). Realmente a Lei não está em funcionamento porque precisa de uma revisão e só agora temos um Conselho atuante com representantes da sociedade civil. Estamos caminhando. Você pode acompanhar as ações do Conselho através da página no Facebook: http://www.facebook.com/cmpcvr

      As reuniões do Conselho são abertas, você pode participar quando quiser.
      O e-mail é: contato.cmpcvr@gmail.com

  2. Pedro Luiz Gonçalves Ferreira

    Seria interessante oferecer um tempo maior disponível para tocar ou tomar medidas preventivas para evitar que seja necessário redução de tempo disponível para bandas regionais nos festivais. Devido a certas exigências feitas pelos headliners que são famosos, as bandas regionais saem prejudicadas pra poderem mostrar todo seu trabalho.

    1. Setorial de Música VR

      Olá, Pedro! Obrigada pela contribuição. Entendemos que essa questão deve ser encaminhada à Secretaria de Cultura pois está ligada ao planejamento dos eventos. Isso depende muito do trabalho da equipe responsável pela produção.

Envie um comentário