A região Sul Fluminense, localizada no interior do Rio de Janeiro, abrange os municípios de Angra dos Reis, Barra do Piraí, Barra Mansa, Itatiaia, Paraty, Pinheiral, Piraí, Porto Real, Quatis, Resende, Rio Claro, Rio das Flores, Valença e Volta Redonda. De seu berço nasceram nomes como Clementina de Jesus, Herivelto Martins, Rosinha de Valença e Mano Elói, expoentes que deram contribuições significativas à história da música popular brasileira.

Com uma densidade populacional de cerca de 1.000.000 de habitantes (IBGE, 2010), a região aponta o surgimento constante de artistas e grupos que, em grande maioria, permanecem desconhecidos em sua própria cidade. As rádios comerciais não tocam os artistas locais; os espaços culturais, considerados os principais difusores da música autoral na região, enfrentam grandes dificuldades para se manter; os eventos e festivais independentes sentem o constante impacto da ausência de políticas públicas de fomento.

Em agosto de 2013 nasce o projeto POLIFONIA, com a proposta de organizar e disponibilizar o 1º acervo da produção fonográfica autoral Sul Fluminense.


DESDOBRAMENTOS

Em 2014 realizamos a 1º edição do Festival Polifonia no UBM – Centro Universitário de Barra Mansa (campus Cicuta). A programação contou com a participação de bandas do catálogo e diversas atividades culturais.

Festival Polifonia 2014. Realizado no UBM Campus Cicuta (Volta Redonda)

Festival Polifonia 2014. Realizado no UBM Campus Cicuta (Volta Redonda)

Amplexos no Festival Polifonia 2014. Foto: Marcela Aguiar

Amplexos no Festival Polifonia 2014. Foto: Marcela Aguiar

Amplexos, Festival Polifonia 2014. Foto: Marcela Aguiar

Amplexos no Festival Polifonia 2014. Foto: Marcela Aguiar

A experiência trouxe muitos resultados positivos, então decidimos abraçar o desafio de realizar uma etapa de circulação apoiando a turnê de uma banda que se destacou no festival. Na ilustração as etapas do projeto:

ciclo

Linha do tempo:

2013 Início do mapeamento e lançamento da primeira versão do catálogo digital em 30 de agosto, com 50 projetos catalogados (discos, singles e eps).
2014 Realização da 1º edição do Festival Polifonia em Volta Redonda, com o patrocínio do UBM – Centro Universitário de Barra Mansa e SESI Cultural Rio.
2016 Início da primeira ação de apoio à circulação, suporte à turnê internacional da Amplexos. Representação da banda na Circulart, considerada a maior feira do mercado da música na América Latina (Medellín, Colômbia).

img_1982

Amplexos selecionada na Circulart 2016 (www.circulart.org). Medellín, Colômbia.

img_2073

Encontro com festivais internacionais em Circulart 2016. Medellín, Colômbia.


OUTRAS AÇÕES DO PROJETO

Coletâneas
O Polifonia lançou sua 1º coletânea em 2014. Confira na página.

Polifonia Lab
O Laboratório de Produção Independente é um espaço criado para promover trocas e experiências de intercâmbio entre músicos e profissionais de outras áreas que dialogam com a música. Além disso, promove oficinas e atividades de capacitação na área cultural. Confira no site do Polifonia Lab.

Observatório de Música
O Observatório de Música foi criado com o objetivo de apoiar a construção do Plano Municipal de Cultura de Volta Redonda, com foco no Setorial de Música. Confira no site do Observatório.

+ Para saber mais escreva para: polifonia.art@gmail.com


Pesquisa realizada por: Ana Paula Antunes
Website desenvolvido por: NOVOMUNDO
Fotos do Festival por: Marcela Aguiar