O Sonora – Ciclo Internacional de Compositoras surgiu no ensejo de dar visibilidade e legitimar a presença da mulher compositora no meio musical. São muitas as compositoras brasileiras que cantam, tocam e arranjam suas próprias canções, mas não possuem reconhecimento e espaço no meio musical. A falta da publicidade e representatividade de autoras na música acaba por desestimular outras mulheres a se enveredar por esse ofício, mantendo o status quo vigente neste meio, o que por sua vez reforça e embasa mitos de incapacidades femininas como instrumentistas, regentes, arranjadores e compositoras. O projeto busca romper com este círculo vicioso que coloca e reconhece a mulher apenas como intérprete, estimulando o fortalecimento no âmbito individual de cada compositora por meio da coletividade, num processo mútuo de criação e de divulgação de seus trabalhos através de shows totalmente autorais. O festival está sendo realizado com extensa programação incluindo shows, rodas de conversa e oficinas nas principais capitais brasileiras e em quatro países: Belo Horizonte, São Paulo, Rio de Janeiro, Salvador, Brasília, além de Portugal, Irlanda, Espanha e Argentina.

Várias compositoras eminentes estão envolvidas na produção do Festival: Isabella Bretz (Portugal e Irlanda), Paula Oliveira (Argentina), Mô Maiê (Barcelona/Espanha, Ouro Preto e Passagem/MG), Ilessi (RJ), Larissa Baq (São Paulo/SP), Paula Cavalciuk (Sorocaba/SP), Ana Luisa Barral (Salvador/BA), Sofia Freire (Recife/PE), Deh Mussulini, Bia Nogueira, Karine Amorina e Flavia Ellen (Belo Horizonte/MG). A construção é colaborativa e a gestão é totalmente horizontal e democrática, possuindo um núcleo de produção em cada cidade e país supracitados.


SONORA – CICLO INTERNACIONAL DE COMPOSITORAS

VOLTA REDONDA

Regulamento e formulário de inscrição para apresentações

I – DA REALIZAÇÃO

A realização do “Sonora – Ciclo Internacional de Compositoras” em Volta Redonda é uma iniciativa da Manga Produções, com o apoio do Polifonia e a curadoria da cantora Lívia Itaborahy. Acontecerá nos dias 27 e 28 de outubro no Centro Cultural Fundação CSN, tendo seu encerramento no dia 29 em um espaço que será divulgado nas próximas semanas.

II – DA PARTICIPAÇÃO

  1. Poderão se inscrever compositoras, cis e transgênero, de qualquer vertente musical, inclusive instrumental.
  2. As compositoras devem residir em Volta Redonda (local das apresentações) ou em um dos municípios localizados na região Sul Fluminense (Angra dos Reis, Barra do Piraí, Barra Mansa, Itatiaia, Paraty, Pinheiral, Piraí, Porto Real, Quatis, Resende, Rio Claro, Rio das Flores, Valença) – desde que tenha facilidade de deslocamento até o local das apresentações e arque com os custos de transporte, uma vez que o festival não conta com fundos próprios para subsidiar tais custos.
  3. A produção tentará viabilizar hospedagem solidária para ajudar participantes que não residirem em Volta Redonda.

III – DAS APRESENTAÇÕES

  1. As músicas a serem apresentadas deverão ser exclusivamente autorais. Cada compositora poderá incluir até 03 composições (exclusivas ou em parceria) em sua apresentação ao vivo.
  2. Cada compositora poderá convidar no máximo 03 músicos acompanhantes (sem distinção de gênero) para sua apresentação. É importante frisar que não é intenção do projeto apresentar “bandas”, mas dar enfoque às compositoras.

IV – DAS INSCRIÇÕES E SELEÇÃO

  1. As inscrições devem ser efetuadas entre os dias 17/09 e 07/10 de 2016, mediante preenchimento completo do formulário que deve ser acessado clicando no botão “Quero me inscrever no Sonora VR”  (localizado abaixo).
  2. A seleção das apresentações se dará a partir do material enviado: links para análise do trabalho (hospedados no Soundcloud, Bandcamp, YouTube e semelhantes), acompanhados da biografia da compositora e letras das canções que serão apresentadas caso não seja uma apresentação somente instrumental. Encorajamos, inclusive, o envio de vídeos caseiros, desde que tenham o mínimo de qualidade de áudio para avaliação.
  3. A Produção do Sonora Volta Redonda divulgará os nomes das compositoras selecionadas no dia 12 de outubro. As compositoras receberão um e-mail informando data, horário e detalhes referente à apresentação.
  4. Só serão habilitadas as inscrições com pelo menos 01 foto da compositora. Preencha o formulário de inscrição e envie uma foto em boa resolução para: sonoravoltaredonda@gmail.com
  5. Não haverá cobrança de ingressos, o público terá acesso gratuito ao evento.
  6. A produção do Sonora Volta Redonda disponibilizará o equipamento de som necessário e também um técnico de sonorização.
  7. Havendo dúvidas e sugestões, escreva para: sonoravoltaredonda@gmail.com ou envie uma mensagem através da Página no Facebook.

 

INSCRIÇÕES ENCERRADAS!