Bem vindxs! É com grande alegria que damos o start na primeira produção do POLIFONIA ESTÚDIO MÓVEL, um braço dedicado a produção de webséries musicais, lives, jam sessions e outros projetos imaginados no futuro!

Confira o Teaser com a trilha sonora do nosso Diretor Musical Leandro Vilela.

> Ouça na íntegra: https://cutt.ly/Wj75P1k

Com o suporte da Lei Aldir Blanc será produzida a primeira Temporada da Websérie “A composição como campo de diálogo” com a participação de 24 compositores da região Sul Fluminense e suas reflexões sobre o tema.

Serão 04 episódios abordando o tema de diferentes perspectivas: a canção, a rima, o instrumento e a improvisação. Nos 2 primeiros cada compositor realizará a performance de 1 música de sua autoria utilizando uma base instrumental já gravada e produzida em estúdio. Você poderá encontrar muitos vídeos de referência desse formato no canal do projeto COLORS.

No episódio 3 – o instrumento, 6 (seis) instrumentistas farão uma performance a partir de composições próprias, podendo utilizar ou não, programações e base instrumental. Nesse episódio qualquer experimentação com pedais e efeitos sonoros será bem vinda. Vídeo de referência:

No episódio 4 – a improvisação, 6 (seis) instrumentistas formarão 3 (três) duos e cada dupla fará uma jam session de 15 minutos. Vídeo de referência:

A Websérie será disponibilizada na íntegra, no mês de março, em nosso canal do Youtube. Siga o canal do POLIFONIA ESTÚDIO MÓVEL.

Os compositores que não forem selecionados para a primeira Temporada poderão ser convocados para as temporadas seguintes.

As gravações serão no estúdio da Central Antenadu, no bairro Niterói, em Volta Redonda (RJ). O endereço será disponibilizado aos participantes.

As inscrições encerram no dia 02 de Fevereiro. Se agilize!

Envie suas dúvidas para: [email protected]

Ou pelo Instagram: @polifonia.art


Detalhamento de episódios

Episódio 1Episódio 2Episódio 3Episódio 4

Data da gravação: 23 de fevereiro de 2021 / Horário: entre 13h e 19h

A composição como campo de diálogo da perspectiva da “canção

Participantes: 06 compositores em uma performance “solo”

Episódio voltado a artistas que se dedicam a compor canções, independente do gênero. É necessário ter a base instrumental da música gravada/produzida em estúdio.

Vídeo de referência 1: https://youtu.be/sb2Srii4Ojg

Vídeo de referência 2: https://youtu.be/fuAE3U1NvOs

Data da gravação: 24 de fevereiro de 2021 / Horário: entre 13h e 19h

A composição como campo de diálogo da perspectiva da “rima

Participantes: 06 compositores em uma performance “solo”

Episódio voltado a artistas do rap com rimas relevantes e conectadas ao momento atual.

Vídeo de referência 1: https://youtu.be/83FbOM04gyE

Vídeo de referência 2: https://youtu.be/Kc0e58ldD04

Data da gravação: 25 de fevereiro de 2021 / Horário: entre 13h e 19h

A composição como campo de diálogo da perspectiva do “instrumento

Participantes: 06 instrumentistas em uma performance “solo”

Episódio voltado a instrumentistas que tenham composições autorais.

Vídeo de referência 1: https://youtu.be/pyUZh_Cbw6Q

Vídeo de referência 2: https://youtu.be/tC_ZVs1Gmww

Data da gravação: 26 de fevereiro de 2021 / Horário: entre 13h e 19h

A composição como campo de diálogo da perspectiva da “improvisação

Participantes: 06 instrumentistas realizando uma jam em “duo”

Episódio voltado a músicos experientes no campo da improvisação.

Vídeo de referência 1: https://youtu.be/hu7PKBhBqLw

Vídeo de referência 2: https://youtu.be/hC8CH0Z3L54


01. É preciso residir em um dos municípios da região Sul Fluminense?

Não, mas é necessário, no mínimo, ter uma história musical aqui: já ter desenvolvido projetos e lançado trabalhos autorais quando morava na região. Se esse é o seu caso, ao fazer a inscrição, marque o município que você residia. O projeto é um mapeamento de compositores da região Sul Fluminse.

02. Quem pode se inscrever pra participar da Websérie?

Compositores com músicas autorais produzidas em estúdio/homestudio e instrumentistas que já lançaram trabalhos próprios ou participaram gravando em discos/eps/singles de outros artistas. É muito importante que o participante tenha experiência com gravações em estúdio para ter a segurança de realizar uma boa gravação em um tempo limitado.

03. Haverá algum auxílio financeiro para os artistas?

Sim. Os 24 compositores selecionados receberão um auxílio emergencial de R$1.000,00 e poderão ser convidados para projetos no futuro. O pagamento será realizado via transferência bancária (PIX) no início da semana após a realização das gravações. Não haverá desconto de impostos sobre esse valor.

04. O compositor poderá levar outro músico para acompanhá-lo em estúdio?

Não. Nossa intenção é evitar ao máximo os riscos de contaminação do Covid e por este motivo o compositor deverá realizar sua performance “solo” com o uso de uma base instrumental ou tocando seu próprio instrumento. Nossa equipe cuidará de soltar a base e auxiliar em tudo que for possível.

05. Quanto tempo o artista terá para apresentar sua composição?

Cada artista terá 1h para montar seu setup, passar o som, dar seu depoimento sobre o tema e gravar a performance de 01 música. Participantes do Episódio 4 (a improvisação) terão 1h30 por se tratar de uma performance mais alongada. É preciso que todos cheguem “preparados” no estúdio porque não haverá tempo para repetir as gravações. Antes de se inscrever verifique se terá tempo suficiente para ensaiar e se sentir seguro até o dia da gravação. Verifique também se terá disponibilidade para gravar na data prevista do seu Episódio.

06. O que acontece se um compositor ficar impedido de gravar na data do seu episódio devido a um imprevisto?

Nesses casos o compositor deverá avisar a equipe de produção com a maior antecedência possível para que outro artista seja convocado para a gravação. O compositor que não puder estar presente na data agendada será transferido para outra Temporada da Websérie.

07. Quais medidas de prevenção do covid-19 devemos seguir para acessar o estúdio e durante as gravações?

Enviaremos um Guia (PDF) com todas as orientações de forma detalhada antes do dia da gravação. Mas os principais pontos são: não levar acompanhantes (esposa, filhos, amigos, etc) pois só será autorizada a entrada do compositor; manter-se de máscara enquanto estiver no local podendo tirar apenas no momento da gravação; utilizar o álcool em gel disponível no ambiente antes e após tocar os equipamentos no estúdio; não espirrar ou tossir nas áreas internas; se sentir algum sintoma relacionado ao covid comunicar a equipe técnica imediatamente; não sair à rua após dar entrada no local.


EQUIPE TÉCNICA

Ana Paula Antunes (Direção Geral e Artística); Leandro Vilela (Diretor Musical); Marcelo Oliveira (Produtor Musical/Técnico de Som); Lucas Calixto (Videomaker/Editor); Guga Valiante e Vitor Norat (Assistentes de Produção).